SOBRE SCRAPBOOK


 AQUI FALO UM POUCO DO QUE SEI E APRENDI NO SCRAPBOOK ! 

Vamos então começar pela origem do scrapbook

História do Scrapbooking

Os primeiros registros encontrados dessa arte são da Era Vitoriana. O nome scrapbook tem origem na palavra scrap (do inglês = recortar) e remete aos primeiros trabalhos que eram feitos com pedaços de tecidos e papéis decorados, colados nas páginas de um livro, caderno ou álbum.

Nestes álbuns, as pessoas anotavam viagens feitas, amores escondidos, espetáculos assistidos, ou seja, os momentos por elas vividos. Para dar mais vida a estes registros, ilustravam com tickets, papéis, tecidos, rótulos e o que mais encontravam e queriam deixar como lembranças.

Quando a fotografia foi inventada, em 1839, as pessoas passaram a guardá-las como recordação, inclusive dentro destes cadernos e álbuns de memórias. E foi assim que se iniciou o processo que conhecemos hoje.
Com a modernização do processo fotográfico, as câmeras, filmes e revelação, passaram a ser mais acessíveis a um maior número de pessoas. Com isso, a quantidade de álbuns de fotografia aumentou consideravelmente.

A diferença entre os primeiros álbuns de scrapbook e os de hoje são as fotos. Atualmente as fotografias são os elementos principais de um álbum, ao contrário do que foi um dia. Os textos e enfeites tornaram-se complementos do cenário da foto.

Definição de Scrapbooking

Scrap = Recortar / Book = Livro
Scrapbook = Livro de Recortes

Scrapbooking é a arte de juntar fotos e recordações em um álbum, de maneira criativa, preservando memórias, fatos e perpetuando as histórias. Personalizando as páginas e fazendo com que os momentos fotografados tornem-se ainda mais especiais.
Podemos utilizar esta técnica para várias peças, como marcadores de livros, porta-retratos, agendas, calendários, capas de cadernos, cartões e mais uma infinidade de outras coisas. Deixe sua criatividade fluir.

Fonte: Revista Arquivo Scrap

Obs.: Existe também scrap digital que se faz em programas específicos como photoshop, corel draw... com materiais que encontramos na internet (freebies) ou comprados, porém tem as formas de uso que não podem ser deixas de serem mencionadas no termino do Layout.
E quando unimos o scrap artesanal e os elementos do scrap digital surgi o scrap híbrido.






Falando agora um pouco do meu trabalho

Para começar meu nome é Fabíola sou formada em pedagogia e atuo como professora de educação infantil sou muito bem casada e mãe de duas princesas.
Sempre gostei e me atrevi a mexer com artesanatos como costura, eva, pintura, mdf, latas....

Conheci o scrap em 2007 através de uma colega de trabalho. Fiquei simplesmente apaixonada desde então não parei mais passei a freqüentar feiras a fazer cursos em busca de novas técnicas.

Após algum tempo fui apresentada a alguns fóruns pela internet resolvi criar um blog (http://byfabiarts.blogspot.com/) e comecei a participar de desafios e as coisas foram tomando outro rumo, o que era hobby acabou virando uma segunda profissão.

A minha paixão aconteceu porque o scrap me dá a possibilidade de poder criar com vários tipos de matérias (estilete, tintas, fitas, tecidos, botões, carimbos, distress........) além dos alternativos. Então aquilo que eu fazia por partes, no scrap virou um todo.

Quando pego uma foto e ponho os materiais a minha frente (tesoura, papel, brads, flores...) as coisas começam acontecer de uma forma natural e muito prazerosa. Mas já aconteceu de estar assistindo TV ou fazendo outra coisa, mas pensando no layout de um página e ai vir a idéia faço então sketch ( rascunho) de como deve ficar esta página.

Não tenho um estilo, mas adoro os detalhes o que faço é tentar através da foto captar o que ela pede ou aquilo que a pessoa quer transmitir para aquela que vai receber.

Como já mencionei o scrap virou uma segunda profissão, pois acabei investindo não só em materiais como também maquinários e ferramentas. Mas não posso deixar de comentar a terapia mental que ele me proporciona eu me esqueço de tudo quando estou ali sentada rasgando um papel, pensando qual a melhor forma de destacar aquela foto, o foco fica totalmente ali.

Dentro do scrap o que mais me encanta são os álbuns quem me conhece sabe desta minha paixão vejo como algo palpável e PARA SEMPRE.